Na escola Mi Maior, a música representa uma parte fulcral do desenvolvimento pessoal e de uma educação mais alargada e completa, contribuindo para a construção individual e colectiva de uma sociedade cultural e artisticamente mais rica. Com uma herança de mais de duas décadas de dedicação ao ensino musical, somos mais do que uma escola – somos um espaço aberto e comunitário que consolida várias relações de cariz familiar entre cada membro, desde a direcção até aos seus estudantes, amigos e familiares.
Não havendo limites nem restrições de acordo com idades ou outras condições, procuramos promover uma aprendizagem de qualidade do ensino musical adaptado para os nossos alunos, moldado às suas identidades, interesses e objectivos no domínio artístico. Assim, cada experiência é altamente personalizada e única de acordo com cada estudante, planeada de acordo com uma estratégia pedagógica rigorosa e completa enquanto se desenha um percurso progressivo de estimulação de criatividade, sensibilidade musical, conhecimentos técnicos e diferentes capacidades socioculturais cada vez mais necessárias e pertinentes na sociedade contemporânea.
Com uma vasta oferta de modalidades lectivas, a Mi Maior conta com um corpo docente altamente qualificado no âmbito da prática instrumental, da performance e da teoria musical, abrindo uma nova página de um projecto duradouro e eficaz no ensino da música e da expressão musical nos concelhos de Cascais e Oeiras que perdura há mais de duas décadas. Entre piano, violino, guitarra clássica, baixo, guitarra eléctrica, bateria, canto, classes de conjunto e formação musical, a Mi Maior está sempre em evolução para atender às necessidades das nossas alunas e alunos e às exigências do panorama musical contemporâneo.
O projecto base da Mi Maior assenta em três linhas orientadoras principais, procurando salientar as vantagens multifacetadas da educação musical ao incorporar os seus benefícios artísticos e cognitivos, assim como os respectivos impactos socioculturais, na nossa estratégia de acção interdisciplinar.
Fomentar e interligar a criatividade, a expressão musical e o pensamento crítico através de uma abordagem dividida em duas partes:
promoção de uma aprendizagem sólida e completa ao nível musical nas suas diversas vertentes, da interpretação e análise à performance e comunicação;
personalização destes métodos de ensino às necessidades individuais de cada aluno, procurando estabelecer relações transversais e colaborativas entre todas as partes envolvidas neste processo.
Numerosos são os estudos em diferentes áreas científicas que atestam os efeitos positivos da aprendizagem artística nas diferentes faixas etárias.
O investimento numa formação multifacetada com particular enfoque na música promove um maior sucesso escolar, um aprofundamento da sensibilidade cultural e a expansão das capacidades cognitivas, de pensamento crítico, de resolução de problemas e de integração social.
Numa perspectiva abrangente, a música e as actividades culturais são indissociáveis de uma sociedade mais progressista, completa e avançada. Nesse contexto, tanto o reforço de uma aprendizagem colaborativa que fomente o trabalho de equipa em diferentes classes de conjunto (como música de câmara, coro e/ ou combo), como a exposição a diferentes estilos e culturas musicais, contribuem para o desenvolvimento da empatia, da consciência cidadã e do espírito comunitário.
Amélia
Dinis